04 março 2010

Ponderaçoes em defesa da unidade

Na Folha de Pernambuco, por Beatriz Gávez:
“O PT dividido não ajuda a ninguém”
Luciano Siqueira, do PCdoB, receia que disputa interna prejudique aliados
. Vendo o tempo passar sem resolver o impasse sobre quem será candidato a senador pelo PT, o vereador Luciano Siqueira (PCdoB) afirmou que espera que os aliados cheguem logo a um consenso, sem prévias. Ele teme que a demora e o constante embate entre o ex-prefeito João Paulo e o secretário estadual das Cidades, Humberto Costa, possam dividir o PT e prejudicar a harmonia na frente governista. “Ambos têm qualidade para uma candidatura ao Senado. Eu só espero que o PT resolva em tempo hábil suas dificuldades internas e não constranja os demais 14 partidos da frente. O PT se divide no bate-chapa e fica a sequela. O PT dividido e brigado não ajuda a ninguém”, enfatizou o comunista, ontem, em entrevista à Rádio Folha FM 96,7.
. Questionado se a celeuma constrange a base aliada, Siqueira afirmou que este ainda não é o caso. “Não digo que constranja, mas preocupa. É um assunto interno do PT e não nos cabe, mas é lógico, a qualquer observador, de que uma prévia, disputa interna no PT, para indicar um nome, pode criar muita dificuldade”, esclareceu. Apesar de ter sido vice de João Paulo por oito anos, Luciano afirma que não há predileção por nenhum dos dois pré-candidatos, e lembrou que a vaga do PT na majoritária não é garantida. “Porque isso não está escrito na Bíblia nem na Constituição”, brincou.
. Quanto às declarações do secretário de Serviços Públicos, José Humberto Cavalcanti, de que o afastamento entre o ex-prefeito e o atual João da Costa (PT), causam desconforto entre alguns secretários, Siqueira disse não ter conhecimento do mal-estar entre seus correligionários. “Não há nenhum registro de desconforto da parte dos quadros do PCdoB que prestam serviço à gestão João da Costa. Respeito muito o secretário, é nosso amigo e aliado, e ele não diria isso se não fosse sincero. Agora, provavelmente este eventual desconforto não atinge toda a gestão, porque a parte com a qual eu tenho lidado mais, eu não tenho sentido”, argumentou.
. Porém o comunista acredita que esta crise é passageira, e o tempo deve ficar tranquilo quando se aproximar a eleição. “Não tenho dúvidas de que, iniciada batalha eleitoral deste ano João da Costa e João Paulo estarão juntos, com o mesmo entusiasmo de sempre. Campanha eleitoral é como pelada de praia e torcida de futebol, que na hora do vamos ver você abraça pessoas que nunca viu. Em campanha, às vezes, você sobe ao palanque e compartilha com ex-adversários, que dirá com velhos companheiros de luta”, previu.

Nenhum comentário: