19 março 2010

Oposição sabe nada sobre o projeto Cidade da Copa

No Blog de Política (Diário de Pernambuco Online), por Cássio Zirpoli:
Tropeçando no próprio discurso
. Faltando apenas 4 dias para a licitação da arena pernambucana para a Copa do Mundo de 2014, eis que a bancada de oposição no estado aparece com uma última cartada contra o projeto de São Lourenço da Mata. Lançaram até adesivo (acima). Política, política, política… E pouco conteúdo. Analisando o discurso do deputado Augusto Coutinho (DEM), fica nítida a falta de informação para o Plano B.
. Não vou utilizar o post para dizer se sou a favor ou contra o projeto (pra lá de caro mesmo), mas ao criticar abertamente a Cidade da Copa, a oposição na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco) acaba tropeçando em alguns pontos sobre o Mundial de 2014. E, consequentemente, o discurso perde a sua força.
. Um dos pontos está relacionado à capacidade de público. A Arena Coral (chamada de Arena Pernambuco pelo parlamentar) teria capacidade para 68.500 pessoas, num projeto orçado em R$ 195 milhões. Coutinho alega que assim Pernambuco poderia pleitear um jogo da semifinal da Copa do Mundo. Antes da análise, o texto de Coutinho:
. “Além de tudo, a Arena Pernambuco (nossa proposta) teria capacidade de 68 mil pessoas. O elefante branco apenas, 45 mil. Com a Arena Pernambuco, poderíamos sediar jogos das semifinais (a FIFA exige, para esta fase, estádio com capacidade superior a 60 mil). Isso dobraria o número de jogos realizados no estado, de 4 para 8, já que o elefante branco não pode receber jogos desta fase.”
. Francamente… Essa hipótese está descartada. Mesmo que o estádio tivesse 100 mil lugares, diga-se. Na composição dos jogos, o que vale é outra política, bem além da capacidade, e neste tema a arena pernambucana (seja ela qual for) não chegará até a penúltima fase. Na semi, uma briga restrita a São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.
. A luta de Pernambuco é para chegar até as quartas de final. Assim, o estado teria um jogo a mais, uma vez que três partidas da primeira fase e uma das oitavas de final já estão garantidas.
. Curiosidade: o estádio Olímpico de Berlim, palco da final da Copa do Mundo de 2006, recebeu apenas 6 jogos. Sem mais.

Nenhum comentário: