15 abril 2010

Minha coluna semanal no portal Vermelho

Uma categoria política superior

Luciano Siqueira

Num ato público destinado a lançar as teses do penúltimo congresso do PCdoB, no Recife, alguns anos atrás, o presidente nacional do Partido, Renato Rabelo, dirigindo-se aos muitos representantes de outros partidos presentes, afirmou que para os comunistas aliança é uma categoria política de nível superior: concertamos acordos em torno de propostas programáticas e as defendemos de maneira sincera e acima de tudo leal em qualquer circunstância.

Esse é, sem dúvida, um diferencial em ambiente partidário nem sempre caracterizado pela convergência de idéias e propósitos e frequentemente pautado por entendimentos em torno de interesses menores e imediatos.

Agora, na atual fase pré-eleitoral, uma vez mais o PCdoB contribui para fortificar esse modo de estabelecer alianças. Há uma semana, em concorrido e entusiasta ato público realizado em Brasília, anunciou o apoio à pré-candidata Dilma Roussef, do PT, celebrado com base em convergência programática. Na ocasião, o presidente Lula deu marcante testemunho da sinceridade com que os comunistas manifestam seus pontos de vista junto aos aliados, divergentes às vezes, e da lealdade com que se comportam sobretudo nos momentos mais difíceis.

A ex-ministra Dilma, por seu turno, em breve entrevista ao Vermelho (http://migre.me/wgiC) , destacou pontos convergentes nos programas do PT e PCdoB. Os dois partidos, segundo ela, em termos programáticos têm a visão estratégica de promover o desenvolvimento do país com a inclusão social. Daí porque o que está em curso é uma sólida aliança construída desde 1989, quando da primeira tentativa de Lula chegar à presidência da República.

Cita ainda a pré-candidata do PT o compromisso comum com a soberania do País e com a participação direta do povo através das organizações e dos movimentos populares combinadamente com o fortalecimento da democracia representativa.

A empreitada é complexa e desafiante. Há muito que progredir até as convenções partidárias a ocorrer em junho próximo. A convergência do amplo leque de agremiações partidárias reunidas em torno da ex-ministra acerca de uma plataforma programática é desafio irrecusável. O PCdoB tem papel saliente na costura dessa convergência, a um só tempo afirmando com clareza suas idéias (expressão da plataforma política aprovada em seu 12º. Congresso, realizado no final do ano passado) e buscando, pela persuasão e pelo respeito às diferenças, o consenso possível na ampla frente tendo como base as proposições mais avançadas.

Nenhum comentário: