29 abril 2011

Caatinga tem defesa

. Informa o Jornal do Commercio que a partir de maio, começa a implantação da primeira reserva florestal da caatinga. A Unidade de Conservação da Mata da Pimenteira será criada na Fazenda Saco, município de Serra Talhada, Sertão pernambucano, em uma área de 300 hectares. O cronograma de ações para a criação da reserva foi divulgado ontem pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no local onde será o espaço protegido.
. O pontapé inicial para a criação da Mata da Pimenteira é também considerado o marco para a implementação do Sistema Estadual de Unidades de Conservação (Seuc). O objetivo é reunir informações sobre as 67 unidades já existentes e ampliar esse número.
. O primeiro passo para a inserção da Mata da Pimenteira no Seuc será a realização do georreferenciamento do local. A segunda etapa será a elaboração da proposta técnica de criação, além de consulta pública e apresentação do projeto no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). Se tudo for aprovado, ficará faltando apenas a assinatura do decreto de criação pelo governador Eduardo Campos e a publicação do documento no Diário Oficial. Os técnicos esperam concluir essa fase em junho.

Nenhum comentário: