16 abril 2011

A opinião pessoal de Tadeu Colares

Multifacetada cultura nossa
Por Tadeu Colares, por e-mail:

Caro Luciano, Estive lendo um Blog que me é muito familiar (www.vivendolonge.blogspot.com) e encontrei um texto que nos liga: “Nós e o Brasil de amanhã: que influências teremos? ". Este texto nos fala que lentamente o Recife se volta para o multicultural, para uma visão mais aberta do mundo e se voltando mais para a Europa e se americanando menos culturalmente à medida que a visão do senhor de engenho deixa de ser preponderante.

Mas o que me chamou mais a atenção foi a constatação da lenta, mas constante ida de recifenses para estudar na Europa. Assim, deste modo vamos voltando às influências maiores e mais próximas de nossas origens e raízes culturais: a europeia. Influências essas que me refiro, não da nossa ex-colonizadora (Portugal), mas às influencias francesas, inglesas e italianas e mais particularmente, a holandesa. Essas influências se refletem na nossa visão multicultural que aparecem nitidamente no nosso folclore e no nosso carnaval.

Gilberto Freire entra aqui com aquela sua reinterpretação de nossa nacionalidade racial, étnica e religiosa. Espero que o articulista tenha razão na sua visão futurista e escatológica das nossas futuras influencias.

Mas Luciano, você faz parte teste texto indiretamente na medida em você se comporta como um politico de visão aberta ao dialogo, às discussões de aspectos de defesa de valores culturais que o nosso Recife reflete. Essa característica sua de busca pelo debate franco e aberto de temas tão caros como o do socialismo brasileiro que deve ter a cara do Brasil como bem o diz a publicidade do PCdoB na TV. Quem viver verá.

Nenhum comentário: