02 julho 2011

Transtorno bipolar e capacidade cognitiva


Ciência Hoje Online:
Do céu ao inferno
. Estudo feito no Brasil confirma que pacientes com transtorno bipolar, mesmo em tratamento e sem crises, apresentam dificuldades cognitivas.
. Pacientes com transtorno bipolar, mesmo quando vivem um período em que não há sintomas de alteração de humor e as ações cotidianas são realizadas sem conflitos (estado eutímico), tendem a apresentar déficit em suas atividades executivas.
. Essa tendência, já apontada por estudos internacionais, acaba de ser confirmada pela psicóloga Lilian Lopes Pereira em sua dissertação de mestrado, defendida no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul.
. “O tratamento, que inclui o uso de medicamentos e psicoterapia, é essencial para evitar crises e permitir que o paciente enfrente o dia a dia sem grandes conflitos”, diz Pereira. Mas, segundo a psicóloga, ele não evita que determinadas funções sejam afetadas.
. O transtorno bipolar é uma doença mental crônica que se caracteriza por oscilações recorrentes de humor. Como apontam inúmeros trabalhos, a enfermidade é uma causa bastante comum de incapacidade laboral entre adultos.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/59INq

Nenhum comentário: