30 julho 2011

Uma face da violência sexista

Ciência Hoje Online:
Bullying e violência contra a mulher
Pesquisadores dos Estados Unidos apontam relação entre agressões contra colegas na adolescência e contra a parceira na idade adulta. O estudo é comentado na seção ‘Mundo de ciência’ da CH de julho.

. Em tempos em que a agressão (séria) de um garoto de 14 anos contra um de seis em uma tradicional escola do Rio de Janeiro (RJ) ganhou proporções nacionais, o resultado de um novo estudo, publicado no periódico Archives of Pediatrics & Adolescent, tem muito a dizer: a prática da violência do chamado bullying na juventude está associada à violência contra a mulher na fase adulta da vida.
. Os autores foram a três centros de saúde comunitários em Boston (Estados Unidos) e entrevistaram 1.491 homens entre 18 e 35 anos. As questões eram sobre violência contra a parceira no último ano; prática de bullying nos tempos de escola; se ou não havia sido vítima de bullying no passado; exposição à violência doméstica ou comunitária; experiências de abuso físico ou sexual na infância; prática de delinquência (com ou sem violência).
. Do total de entrevistados, 241 (16%) disseram ter cometido violência física ou sexual contra a parceira no ano anterior, sendo que 92 deles frequentemente praticavam bullying contra colegas na escola. Outros 63 faziam isso raramente.
. Leia a matéria na íntegra http://twixar.com/BtotdGp19abb Ilustração: Obra de Grandville, extraída do livro francês ‘Cem provérbios’, de 1845.

Nenhum comentário: