10 novembro 2012

Nanotecnologia: conquistas e riscos

Ciência Hoje Online:
Nanomateriais e potenciais riscos à saúde
A nanotecnologia tem aberto novas possibilidades na medicina e impulsionado o desenvolvimento de materiais com novas funcionalidades e melhor desempenho. Mas ela pode envolver riscos. A CH 297 explica quais são e como preveni-los.

Nanotubos de carbono são amplamente usados na ciência dos materiais. A interação e a extensão da exposição aos nanomateriais pelos organismos são bastante complexas e ainda não completamente conhecidas. (imagem: Wikimedia Commons)
. Nos últimos 20 anos, a nanotecnologia tem se aproximado cada vez mais do cotidiano das pessoas. Seja pelo maior acesso aos meios de informação e de comunicação de massa, pela expansão da internet e das ferramentas de busca cada vez mais poderosas e interativas ou pelo uso da palavra ‘nano’ como ferramenta de marketing e propaganda em campanhas publicitárias de diversos produtos.
. A palavra ‘nano’, do grego, significa anão. É, desde 1960, usada como prefixo oficial pela Conferência Geral de Pesos e Medidas, indicando que o tamanho do material em questão ou de seus constituintes tem dimensão nanométrica (ordem de nanômetro, ou seja, bilionésimo de metro, expresso por 10-9 m).
. Hoje, muitos novos produtos – artigos esportivos, tintas e revestimentos especiais de alta resistência ao risco, bem como tecidos com atividade antibactericida, sensores, produtos de higiene e cosméticos – têm empregado as propriedades e características dos nanomateriais, para obter novas funcionalidades, aplicações e/ou melhor desempenho.
. A nanotecnologia também tem aberto oportunidades de desenvolvimento de tratamentos medicinais, diminuição da dimensão de circuitos eletrônicos, sistemas de armazenamento de energia mais eficientes. Trouxe ainda a possibilidade de integração de sistemas em que convergem várias áreas de pesquisa, como a biologia, engenharia, química, física e medicina.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/bJJQF

Nenhum comentário: