17 setembro 2013

Arte africana no Recife

Do site da Fiocruz:
Exposição aborda O Corpo na Arte Africana

A Fiocruz Pernambuco traz ao Recife a exposição O Corpo na Arte Africana, que tem como pano de fundo a relação entre arte, ciência e saúde. A mostra estará aberta de 21 de setembro a 30 de outubro, de segunda a domingo, na Sala Nordeste de Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), no bairro do Recife. A entrada é franca.

Composta por 140 obras produzidas por 50 etnias daquele continente, a mostra foi dividida em cinco módulos: “Corpo individual & Corpos múltiplos”; “Sexualidade & Maternidade”; “A modificação e a decoração do corpo”; “O corpo na decoração dos objetos”; e “Máscaras como manifestação cultural”.

Na exposição, o público poderá participar das atividades lúdicas e educativas "Tesouros da África", que abordam a diversidade e a identidade nas culturas africanas e sua influência nas culturas ocidentais. As visitas de grupos escolares poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, sendo agendadas pelo telefone (81) 2101.2528. Numa sala anexa, também serão promovidos, na última semana de cada mês (com datas a serem confirmadas), dois debates sobre temas transversais à saúde da população negra. O primeiro deverá abordar a violência e o segundo, o racismo e a intolerância religiosa como determinantes sociais de saúde.

“A decisão de trazermos esse evento para o Recife tem dois objetivos: estimular nossos pesquisadores e alunos a levarem em consideração, quando possível, a questão da raça/cor nos seus trabalhos e pesquisas, e aproximarmos ainda mais a nossa instituição da comunidade pernambucana”, explicou Rita Vasconcelos, chefe da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Pernambuco, uma das responsáveis pela vinda das peças para o estado.

O Corpo na Arte Africana é uma promoção da Presidência da Fiocruz, do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz) e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Em Pernambuco, a promoção é da Fiocruz PE, com o apoio da Funarte. Essa é a primeira vez que a mostra sai do estado do Rio de Janeiro. Em novembro será a vez dos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte receberem a mostra.

 SERVIÇO

O Corpo na Arte Africana
Entrada franca
De 21 de setembro a 30 de outubro
Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados e domingos, das 15h às 20h. 
Sala Nordeste de Artes Visuais, da Fundação Nacional de Artes (Funarte)
Endereço: Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife, Recife
Mais informações: (81) 2101.2511 e 2101.2528.

Nenhum comentário: