10 maio 2017

Reforma política

O novo nasce do velho
José Bertotti*

A Reforma Política está pautada no Congresso Nacional. Esse ainda é o local mais adequado para que seja discutida uma forma de atender as necessidades de constituir uma representação da sociedade que possa dar cabo a missão de conduzir coletivamente o nosso país a um processo de desenvolvimento onde a produção e o trabalho sejam de fato os ativos mais valorizados. Pois esses dois fatores têm todas as condições para emancipar nossa nação de mazelas seculares que ainda afligem a esmagadora maioria de nossa população como a violência e a desordem urbana.
Muitos se perguntam como fazer isso diante de um Congresso tão desacreditado, porémdeve-se levar em consideração que não é negando a política que se fará a reforma política. De fato alguns pressupostos devem ser consolidados para balizar as discussões que serão travadas, o resultado certamente não atenderá individualmente as aspirações de cada um dos duzentos milhões de brasileiros, mas devem com os pés no presente e com perspectiva de futuro chegar a um modeloque incorpore formas mais diretas de ausculta da sociedade e ao mesmo tempo permita que a representação dos diversos segmentos da sociedade, esteja de fato presente nos espaços de decisão.
A primeira distorção que chama a atenção é o peso do poder econômico que literalmente compra votos no atual processo eleitoral. Umatentativa de amenizar esse problema foi feitaquando se eliminou o financiamento empresarial, no entanto ele já foi rapidamente substituído pelo patrimônio pessoal, e dessa forma, na prática o dinheiro continua pesando em demasia, juntamente com o “caixa dois” que segundo a justiça não deixou de existir, e continua sendo o principal motor das eleições. Disso emerge a necessidade do financiamento público exclusivo no valor que permita fazer chegar ao eleitor idéias criativas e programas estruturados que possam ser de fato avaliados na sua tomada de decisão. Substituindo a troca do voto por dinheiro, tijolos, empregos, facilitação de negócios ou simplesmente amizade.
A segunda distorção está intimamente ligada à primeira, ainda se vota em pessoas e não em idéias e programas. Porém a melhor forma de organizar um programa que represente segmentos da sociedade não será apostando nossas fichas em salvadores da pátria, por isso os Partidos Políticos podem e devem cumprir essa missão. Nosso sistema partidário tem mais de 35 legendas que em tese precisam registrar seus programas, mas hoje não é isso que importa em nosso sistema eleitoral, e por isso esses programas não são levados em conta na hora do voto, e ao fim e ao cabo se vota na pessoa, que inclusive pode mudar de partido a seu bel prazer.De fato temos visto que o indivíduo após eleito se torna na prática proprietário do mandato.
Quantos e quais partidos devem sobreviver?Apenas os que conjunturalmente são os maiores dessa legislatura, ou aqueles que num processo de depuração passem pelo crivo das urnas apresentando seuprograma e uma lista de representantes que se habilitem a defender essas idéias. Penso que o caminho mais seguro para consolidar nossa democracia seja o respeito à diversidade de opiniões representadas nos mais diversos partidos políticos desde que nosso sistema eleitoral esteja focado no debate dessas idéias e não simplesmente na eleição de indivíduos que por mais bem intencionados que sejam representem a si mesmos.
*Presidente do Comitê Municipal do PCdoB no Recife
Leia mais sobre temas da atualidade: http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: