29 abril 2022

Crônica da sexta-feira

Cirurgião por engano

Luciano Siqueira

 

Quantas vezes alguém estranho já falou com você imaginando ser quem você não é? 

O constrangimento a gente contorna de algum modo. Uma ou outra frase evasiva quebra o galho. 

E quando você é quem se engana? 

Ao sair de uma consulta médica e ainda nas dependências da clínica, o cidadão me cumprimenta com um sorriso largo, estatura mediana, cabelos curtos repartidos ao meio, uns quarenta anos talvez, que me parecia familiar, e de pronto antecipei minha saudação efusiva: 

– Tudo bem, homem! Quanto tempo! 

— É mesmo doutor, já faz um tempinho que o senhor me operou... 

(Epa! Não sou cirurgião. Logo, ele não é quem eu imaginei que fosse...) 

— Sim? 

— Eu até estava querendo lhe fazer uma pergunta. 

— A correria é muito grande!... 

(Minha resposta sem sentido foi a deixa para que eu saísse dali rápido que nem míssil teleguiado). 

Nem deu tempo do meu suposto paciente fazer a tal pergunta, nem de pedir desculpas por tê-lo confundido com outra pessoa. 

Eu o confundi com quem? 

Confesso que não sei, não tenho ideia. Apenas me pareceu uma fisionomia conhecida. 

Fico agora a imaginar aquele cidadão, ao chegar em casa, comentando com a esposa e filhos, quem sabe, como lhe pareceu estranho e apressado o cirurgião que, não faz muito tempo, o operou. 

Da minha parte, ficam aqui registradas minhas desculpas. 

E a consciência de que a pressa é amiga da precipitação. Bem que eu poderia ter tido a calma necessária e o tempo mínimo para esclarecer que eu não era quem ele pensava ser. 

Assim, pelo menos ele não teria ficado com uma má impressão do dito cirurgião que eu não sou nem nunca fui...

.

O sentido dos fatos em poucas palavras https://bit.ly/3n47CDe     

Nenhum comentário: