24 abril 2022

Crônica do domingo

Morbidez que não me seduz

Luciano Siqueira

 

Vi apenas o título, confesso que não li o texto. Mas exercito o meu direito à estranheza. Repulsa mesmo. 

Trata-se de um curso de escrita criativa focado em luto. Sofrimento e morte, creio. 

Nada contra quem usa sua veia poética ou seu talento em prosa ou o pincel para tratar de tema tão mórbido. 

Certa vez Ariano Suassuna gastou alguns preciosos minutos do seu tempo, em conversa descontraída comigo, para demonstrar que o ideal da arte é a beleza.

Concordei. 

E ainda me arrisquei a dizer que a poética de Augusto dos Anjos, mórbida por natureza, exibe inquestionável beleza. 

Porém, sinceramente, não me atrai aprender a escrever tendo como substrato a morbidez. 

O mundo não vai lá muito bem. O sistema capitalista imperante, mergulhado em crise estrutural profunda, espalha desgraça por toda parte.

Guerras e fome. 

Então, uma trincheira da resistência se dá exatamente na preservação daquilo que Guevara defendia como estado de espírito revolucionário: 'Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás.' 

Esse modestíssimo escriba, que ao lado de suas obrigatórias anotações acerca da dura realidade concreta e da luta política para transformá-la — expressões da vida militante —, se arrisca em crônicas quase diárias, dá-se ao direito de evitar a crueza da morte, da perda, do desengano e da tristeza como temas. 

Sim, pois ao lado da dureza da peleja prolongada pela transformação do mundo há espaço permanente para os traços mais simples e belos da vida, como esse bem-te-vi que pousa agora na janela da minha biblioteca aqui em casa, como para que para dar razão ao Che Guevara: não devemos perder a ternura nunca.

.

Veja: Onde a luta encontra a poesia https://bit.ly/3IxslYK

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei tanto! Realmente se há um caminho mais ensolarado, por que ir pela sombra?