27 julho 2006

PCdoB destaca educação e energia no programa de Lula

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, em entrevista coletiva aos correspondentes internacionais, nesta quarta-feira (26), em Brasília, falou sobre a campanha eleitoral e o que representa a vitória de Lula para um segundo mandato em termos de política externa, economia e investimentos sociais no Brasil. Ele, que participou na noite de segunda-feira (24), da primeira reunião do conselho político da campanha de Lula, falou ainda sobre o programa de governo que está sendo elaborado com o aval do PMDB, PTB, PL e PSB, que também participaram da reunião.

Essas reuniões vão ocorrer sempre às segundas-feiras, no Palácio do Alvorada. O conselho pretende concluir o programa até o final deste mês. "Duas grandes ações que o PCdoB defende são, no campo social, universalizar a educação de qualidade, que exige grandes investimentos; e no plano da infraestrutura, que foi muito sucateada, o que deve ser a pedra angular é a questão energética, com grandes investimentos na busca de fontes alternativas e renováveis de energia; e o Brasil, em termos comparativos com os demais países do mundo, é quem tem mais potencial para isso", adiantou Renato Rabelo.

O presidente do PCdoB disse ainda que existe consenso entre todos os participantes da reunião de que é preciso haver crescimento econômico mais acentuado do Brasil, destacando a posição de concepção de crescimento dos comunistas. "Crescimento com inclusão social", definiu Rabelo, explicando que deve haver "investimento social forte e aumento real do salário-mínimo".

Para ele, o debate é necessário porque há setores que alegam que esse modelo gera inflação. "A polêmica com os tucanos é que o Brasil precisa crescer, mas defendemos crescimento com aumento de salário e distribuição de renda, que deve ser a ênfase desse programa".

Veja matéria de Márcia Xavier no portal Vermelho (http://www.vermelho.org.br/).

Nenhum comentário: