09 novembro 2006

Opinião pessoal de 9/11: Ausências suspeitas

Ontem, no plenário da chamada CPI das Sanguessugas, os ex-ministros Humberto Costa e Saraiva Felipe prestaram seus depoimentos diante de poucos parlamentares. Dos doze integrantes da CPI pertencentes ao PSDB, apenas três assistiram ao depoimento de Humberto. Dos pefelistas, de nove apenas um esteve presente.

O clima morno decepcionou o vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), que em declaração ao jornal Valor Econômico abriu jogo: “Não há como negar que a eleição provocava um interesse muito maior de governistas e oposicionistas na CPI. Fica evidente que, de parte a parte, havia mesmo era um interesse eleitoral.” Mea culpa?

Quanto ao depoimento de Humberto, considerado esclarecedor e consistente, não sofreu questionamentos maiores dos presentes, nem mesmo do próprio Jungmann, um dos mais ativos integrantes da CPI no período eleitoral.

O fato é que um instrumento importante como a Comissão Parlamentar de Inquérito não deveria ser utilizado como arma eleitoral - como infelizmente acontece -, e sim para reforçar, quando oportuno, o poder fiscalizador da Câmara e do Senado.

Para inserir sua opinião, clique sobre a palavra "comentários", abaixo. Você tem a opção de assinar gratuitamente o blog e toda vez que postar seu comentário sua assinatura será imediata. Ou use a use a opção “anônimo”, porém assine ao final do texto para que possamos publicar o que você escreveu. Para enviar um e-mail clique aqui: lucianosiqueira@uol.com.br

Nenhum comentário: