03 dezembro 2006

"Todo o poder à especulação"

Os jornalistas cumprem a sua obrigação ao escreverem sobre hipotéticas intenções do presidente Lula, quanto à composição do ministério do seu segundo governo. Cá na província, idem em relação ao futuro secretariado do governador eleito Eduardo Campos. Mas chega a ser divertido para quem tem alguma experiência no assunto, como modestamente se considera esse amigo de vocês, ler o que está nos jornais e nos sites. É como se a palavra de ordem neste fim de ano, em que é preciso ocupar espaços nos cadernos de política, fosse “Todo o poder à especulação”.

Vale, entretanto, prestar atenção ao que escrevem repórteres talentosos e responsáveis (é possível, com alguma prática de leitura, distingui-los entre muitos), aqueles que tentam, com algum sucesso, ir além da mera especulação. E, por isso mesmo, alcançam as tendências que conformam o ambiente político que cerca a escolhas de Lula e de Eduardo Campos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Luciano: Você tem razão de sugerir que a gente tente compreender o que está nas entrelinhas do que dizem os políticos, mas isso é muito difícil porque nem todos os políticos são sinceros, pelo menos é assim que eu vejo a coisa.
Ferancisco Egídio - Paulista