09 abril 2007

Violência: mais um diagnóstico

Não é por falta de diagnóstico que o problema da violência criminal ainda não encontrou políticas públicas consistentes que a enfrentem. A proposta do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), uma das boas novidades do primeiro mandato do presidente Lula, que o ministro Tarso Genro pretende reforçar, se assenta em dados que refletem a dura realidade como ela é.

De toda forma, pode ser útil a pesquisa que o Ministério da Justiça, a Secretaria Nacional de Segurança Pública e o IBGE farão para traçar um diagnóstico nacional da criminalidade e a implementação de políticas de segurança pública.

O estudo custará R$ 8 milhões e terácomo um dos alvos a sub-notificação: hoje, 15% a 20% dos crimes não são registrados.

Um comentário:

Unknown disse...

Um estudo onde o IBGE está no meio é sempre necessário. Para medidas estruturais, quanto mais informação houver melhor. Depende do governo, dos órgãos público em geral e da sociedade como um todo buscar a efetivação de um plano que combata a violência decisivamente. Mas como a nossa população é muito passiva...