12 novembro 2007

Palavra de Audísio

De Audísio Costa, sobre o meu artigo Vale a pena porque o ideal não é pequeno(*):

"É louvável que neste anos de 2007, ao comemorarmos os 90 anos da revolução Russa, rumo ao socialismo, tenhamos tantos debates. A Análise histórica é sempre importante para avaliarmos os erros e fortalecermos os acertos. Ninguém pode negar que, com a implantação do regime socialista na Rússia, como em cuba e outros países, ocorreu uma evidente melhoria na qualidade de vida da população, em especial na educação, na saúde, no direito ao emprego e no desenvolvimento científico tecnológico. Entretanto, nos debates ouvi dúvidas sobre tal ou qual aspecto, em especial no que se refere às liberdades.

Mas eu pergunto, nosso pais, como muitos outros capitalistas, apresenta, como resultado deste modelo político, uma população cuja metade está entre a miséria e a pobreza absoluta, semi-alfabetizada, sem saúde e sem emprego, como pode esta ter perspectivas próprias da cidadania, em tal situação?

O exemplo do povo soviético é extremamente louvável, em especial por demonstrar de forma prática que uma sociedade justa, fraterna e solidária pode e deve ser construída sob a hegemonia da classe trabalhadora. Isto sem deixar de ter a participação de todos que, comungando com a idéia, se esforcem nessa construção, cujos princípios são universais mas a forma de sua aplicação depende da evolução econômica e sociocultural de cada país.

Criticar o que passou é fácil, difícil é a construção do novo. Por isto a construção de uma sociedade socialista é difícil e exige a participação de todo cidadão/cidadã e a ruptura de interesses econômicos que sustentam o modelo político vigente ha séculos."
(*) Veja abaixo postagens anteriores.

Nenhum comentário: