10 janeiro 2008

Consciência da juventude

De Audísio Costa sobre o meu artigo Nada pessoal (ver abaixo postagem anterior): É importante entender a pergunta do jovem estudante. Hoje a juventude avança no repensar o futuro. Começa a debater questões até pouco tempo proibidas. É a retomada da consciência do povo da sua responsabilidade na construção da sociedade.

A pergunta tem razão, pois durante muito tempo fomos proibidos de debater as concepções ideológicas de sociedade. Defender a democracia é fácil, para muitos hoje. Mas é fundamental entender que foram suporte na sustentação do regime militar. Eis uma questão que cada dia deve ficar mais clara.

Como pensar em liberdade se concordamos em atacar, usando armas de ultima geração, países que mal conseguem sobreviver com dignidade? Como respeitar os direitos humanos se determinarmos o modo de vida de povos que têm culturas diferentes? É isto camarada, a consciência ideológicas nos leva e ter a visão de sociedade em que todos somos co-responsáveis pelo bem estar coletivo. Não ha lugar para pensarmos em promoção pessoal, mas na evolução coletiva pela construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária. A luta não é fácil. O sistema dominante tem força e usa de todos os meios para manter seus privilégios. Não pensam no bem estar social, mas no lucro das grandes empresas.

Com certeza conversas como a que você teve com os jovens contribui para a evolução do debates das diferentes concepções ideológicas de sociedade. Cabe ao povo determinar qual a sua preferência e a nós contribuirmos na construção do debate.

Portanto é justo dizer nada pessoal, pois se pensamos na nova sociedade em construção temos que dizer que o pessoal tem que estar atrelado ao coletivo. Não existe o eu, mas o nós.

Nenhum comentário: