10 janeiro 2008

A face do amanhã

De Sueli Santos sobre o meu artigo Nada pessoal (ver abaixo postagens anteriores): Gosto muito de duas frases de Fernando Pessoa que dizem: "DEUS QUER, O HOMEM SONHA E A OBRA NASCE" e "TUDO VALE A PENA SE A ALMA NÃO É PEQUENA".

Essa primeira frase demonstra a força que o homem tem quando ele sonha e sonho que se sonha só é apenas um sonho, porém sonho que se sonha junto é que se torna realidade, mas é preciso que alguém sonhe e divida esse sonhar com mais pessoas que tenham o mesmo ideal para que a obra aconteça de fato, uma vez que "uma andorinha só não faz verão".

Sabemos que desde que o mundo é mundo, as grandes conquistas e os grandes feitos, só ocorreram porque alguém ou alguns tiveram que se sacrificar, pois tinham um objetivo e coragem para no momento de sacrifício poder em seu íntimo dizer: "Derrotado porra nenhuma! Quem disse que estou aqui sozinho...". Porque guardar magoa ou rancor, quando se é visto, não a curto prazo, visto que alguns nem viram, só seus familiares, mas os que sobreviveram hoje podem dizer com orgulho, "eu estava lá fiz parte dessa luta e agora estou colhendo os frutos, ao ver uma sociedade mais justa"!

O que mudam apenas são as armas utilizadas nessa batalha, porém o que percebo nessa geração atual é a falta de vontade de lutar pelo todo, pelo o coletivo, pois, como já dizia Gregório de Matos, "O TODO SEM A PARTE NÃO É TODO, A PARTE SEM O TODO NÃO É PARTE, MAS SE A PARTE O FAZ TODO SENDO PARTE NÃO SE DIGA QUE É PARTE, POIS QUE É TODO".

Precisamos combater no mundo atual é a ditadura da mesmice e da falta de atitude das pessoas na luta por um mundo melhor!
*
Sueli amiga: A formação de uma consciência social avançada é um processo longo e sinuoso na história de um povo. A juventude atual faz o seu aprendizado, pelo caminho que lhe é possível. Vale, nesse caso, a frase de Gorki: “A juventude tem a face do amanhã.” (LS).

Nenhum comentário: