15 janeiro 2008

Provincianismo e teoria científica

De José Amaro Santos da Silva sobre O 18 Brumário (ver abaixo postagem anterior): É muito oportuno o comentário em torno de "O 18 Brumário e as eleições municipais". O político quando bem intencionado e tem apreço por sua cidade, mesmo quando de adoção, procura dar oportunidades de leitura, de conhecimentos a quem tem pretensões políticas, mas não tem o alcance e a compreensão filosófica do que venha a ser e ter responsabilidades em conduzir destinos políticos e administrativos de uma polis.

Em verdade, alguns políticos da província e que encarnam este espírito conforme o mundo que lhe rodeia, subestimam o poder de criatividade e da capacidade de articulação estratégica daqueles que são apontados como visionários ou aventureiros, pois os provincianos se consideram donos de votos, como se no seio da população que vota, não haja vontade própria.

Imaginam que as pessoas continuam como massa de manobras conforme os ideais daqueles que promoveram o golpe político-militar no Brasil e que se sustentaram por algum tempo quando anularam, temporariamente, os valores daqueles que decidem os seus próprios destinos pelo voto.

Dos atuais postulantes a candidato à Prefeitura do Recife, divisamos alguns que foram tocados por aqueles princípios de provincianismo e que estiveram direta ou indiretamente vinculados àqueles ideais do golpismo político no Brasil. Há até aqueles que se diziam comunistas para angariar simpatias e votos daqueles que tinham esperança em ver um país emancipado e justo para com todos os compatriotas, mas na hora de mostrar ações positivas renegaram até suas vinculações com o Partidão.

Sem o que apresentar como soluções permanentes para o governo de uma cidade, mascaram-se como personagens populares, travestidos através de cores sedutoras, em busca daqueles que ainda se encontram na condição de massa de manobra. Eis suas táticas, suas estratégias...

Existem os que lhes foi dito que o termo candidato vem da terminologia de anjo, de cândido, e assim, se apresentam, virando os olhinhos nas fotos bem cuidadas e coloridas, no afã de alcançar votos daqueles que não enxergam um palmo diante dos seus narizes.

Existe ainda aquele que tendo obtido a confiança do eleitorado consciente, por vezes consecutivas, imagina que os tempos em que se manobravam as massas ainda existe. Nada mais falso e demodée

Vamos aguardar as definições nesse universo político quando vão surgindo os postulantes à Prefeitura do Recife, para que tenhamos mais argumentos para podermos desmascarar alguns e para melhor ilustramos nossa opinião.

Nenhum comentário: