18 janeiro 2008

A promessa e a prática

De Odimariles sobre o 18 Brumário (confira abaixo postagens anteriores): Em relação a minha opinião sobre 18 Brumário, queria esclarecer que não li ainda a Obra, mas gostaria de dizer algumas coisas sobre esta parte do texto: "O comentário é oportuno, agora que se iniciam praticamente em todo o país conversações entre lideranças e partidos tendo em vista a batalha eleitoral que se avizinha. Vale particularmente para os partidos à esquerda, chamados a intervir no cenário mediante postura ampla e flexível, ousada e hábil.”

A estes partidos? E de resto a todas as forças que tenham um mínimo de maturidade? Não se dispensa, em cada município, a análise concreta da correlação de forças atual e de fatores que poderão alterá-la adiante; a fixação de objetivos claros e viáveis; e a definição de um roteiro político e eleitoral realista?

Esse é o nó que atravessa a minha garganta, "a fixação de roteiros... "é de certa forma viável nesse período pré- eleitoral, minha preocupação entretanto é mantê-los! O italiano diz assim: "Tra il dire ed il fare cè in mezzo il mare” (entre o dizer e o fazer existe o oceano no meio) estou sendo pessimista?
Não, estou sendo realista. Os fatos me têm demonstrado que é assim.
O que você acha?
*
Você tem razão, Odi, quando observa uma defasagem, senão um desacordo mesmo, entre o que se diz e o que efetivamente se faz, na experiência de muitos partidos políticos. E de políticos individualmente.

Às vezes isso ocorre em decorrência de dificuldades reais, de obstáculos objetivos que se interpõem entre a vontade e a possibilidade fazer. Um exemplo trivial. Em nossos primeiros quatros anos da gestão de João Paulo, não tivemos condições de dar o tratamento que desejávamos às nossas praças; neste segundo governo, sim: e já recuperamos mais de cem praças da cidade.

O mais grave, entretanto, é a incoerência, são as chamadas promessas vãs. Ou seja, a enorme distância entre certos “roteiros” prometidos (meramente demagógicos) e a prática.

Que fazer? Penso que o crivo do povo é a solução , ainda que saibamos que isso passo por longo e tortuoso aprendizado – que em nosso país, em pouco mais de cem anos de República, tem sido, esse aprendizado, torpedeado pelos longos lapsos de autoritarismo.

Mas sou otimista. Estamos avançando e vamos avançar muito – entre perdas e ganhos, entre decepções e bons exemplos. (LS).

Nenhum comentário: