16 janeiro 2008

Ousadia necessária

De Audísio Costa sobre o 18 Brumário (conferir abaixo outras postagens): É correto que as conjunturas políticas pré- eleitorais são complexas e exigem uma análise profunda de um conjunto de variáveis para que se tenha perfeita noção das conseqüências futuras do ato da decisão.

Na verdade uma determinação política de se colocar em disputa projetos políticos de interesse da sociedade deve superar os interesses pessoais e partidários. Como conseqüência, na análise das variáveis temos que valorizar o desejo da população pela construção de uma sociedade na perspectiva de atender aos anseios da maioria da população e não de grupos econômicos, que se propõem a financiar as campanhas. Este é um grande desafio a se considerar na atual conjuntura, considerando que nossa sociedade é estruturalmente capitalista, portanto injusta, geradora de miséria e com grande influencia do poder econômico no processo eleitoral.

Se o projeto atende aos interesses do povo e como tal é colocado, de forma transparente e dialogando constantemente a população, teremos a noção exata do compromisso popular no aperfeiçoamento da proposta e compromisso de luta em sua defesa. Como conseqüência deste processo ver-se-á a inclusão daqueles que lutam por uma nova sociedade engajados de forma efetiva e afetiva na defesa do projeto, que assim coletivamente construído, passa a ser de todos e não de alguém ou de algum grupo.

Ser ousado é preciso. Defender a utopia é vital.

Nenhum comentário: