26 janeiro 2008

O 18 Brumário e o apoio de João Paulo

De Hermano Cortez sobre nosso artigo O 18 Brumário e as eleições municipais (ver postagens anteriores): Li o 18 Brumário. Ótimo texto. Confesso que tenho dificuldade de compreender o contexto da época, porém a leitura me levou a entender melhor mo que se passa no Recife, ou melhor, me levou a me interessar mais pelo que pode estar por trás de declarações e atitudes dos líderes e dos partidos. Estou entendendo que sua candidatura é uma ótima solução, representa os interesses das classes trabalhadoras e também de todos os democratas da cidade e por isso merece o apoio do prefeito Joao Paulo, que por sua vez não pode lhe apoiar agora porque vocês são de partidos diferentes, mas acho que ele vai se dedicar de corpo e alma à sua campanha se você for ao segundo turno. A partir de agora vou acompanhar cada passo com mais atenção.
*
Hermano amigo, o 18 Brumário é um clássico, a primeira análise de uma conjuntura política dada feita à luz do materialismo histórico procedida exatamente pelo seu fundador teórico, o próprio Marx. Serve para a compreensão da situação política na França de então, e serve como ferramenta para que possamos tentar compreender as situações políticas nas quais estamos inseridos.

Você está certo. João Paulo tem que apoiar um candidato do PT, atém por uma questão de fidelidade partidária. Mas me apoiará firmemente, num hipotético segundo turno, e se sentirá confortável se vencermos o pleito pela confiança que ele tem no PCdoB e em nossa capacidade de dar continuidade ao que estamos fazendo e ao mesmo tempo enfrentarmos a nova agenda da cidade, relacionada com o momento novo de crescimento econômico que Pernambuco começa a viver. (LS).

Nenhum comentário: