07 agosto 2009

Burle Marx: saiba tudo aqui

Site da Revista Algomais:
Centenário de Burle Marx é comemorado na Praça de Casa Forte

Dando continuidade às atividades em comemoração ao centenário de nascimento do paisagista Burle Marx, o Comitê do Centenário de Burle Marx, que reúne representantes da Prefeitura do Recife, Câmara de Vereadores, Laboratório de Paisagem da UFPE, Iphan, Fundarpe, CREA, Instituto de Arquitetos do Brasil e do Conselho Estadual de Cultura, preparou, para esta sexta-feira (07), uma programação diversificada, com direito a apresentação musical e de bonecos.

A Praça de Casa Forte, importante obra do paisagista, foi o palco escolhido para receber, a partir das 9h, o grupo Sagrama. Criado em 1995 no Conservatório Pernambucano de Música, o grupo trabalha a música pernambucana baseada nas manifestações de nossa cultura popular, com uma linguagem mais elaborada e erudita. Constituído de instrumentos acústicos, os nove músicos buscam o máximo de efeitos sonoros em suas composições.

A programação contará ainda com uma apresentação de Teatro de Bonecos, que é resultado da Oficina de bonecos voltada para a temática sanitária e ambiental, promovida pela Autarquia de Saneamento (SANEAR), com alunos da 4ª série da Escola Santa Cecília (Ilha de Joaneiro). A peça, ensaiada pelas crianças, faz parte do Projeto Artesanear, e tem como tema as práticas de educação sanitária e ambiental. Especialmente para a ocasião será destacada a importância do trabalho de Burle Marx para a cidade do Recife. O Projeto Artesanear tem como objetivo educar com arte, sensibilizando sobre os temas ambientais através de atividades lúdicas.

Participam ainda da atividade, as Escolas Municipais Nilo Pereira (apresentação musical); Sociólogo Gilberto Freyre; Escola Municipal São Cristovão; Escola Municipal Professor Aderbal Galvão; Escola Municipal Paulo VI; além das Escolas Privadas Mater Christi (apresentação teatral); Exponente (apresentação em cordel e dança); NAP; Colégio de Formação Integrada (apresentação de dança) e APOIO. A Entidade ACAAPE - Associação dos Artistas de Pernambuco (apresentação de pinturas) também mostrará seus trabalhos, totalizando seis apresentações sobre Burle Marx.

COMITÊ – Criado para garantir o reconhecimento do valor histórico e cultural das praças assinadas pelo paisagista Burle Marx e assegurar a sua preservação, o comitê foi proposto pelo vereador Luciano Siqueira, autor de audiência pública sobre o tema na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara de Vereadores. Siqueira também apresentou projeto de Lei tornando a Semana Burle Marx parte das comemorações e atividades em defesa do meio ambiente a serem realizadas anualmente pela Prefeitura do Recife.

HISTÓRIA – Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo, no dia 04 de agosto de 1909. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 1913. Foi um dos maiores paisagistas do século XX e distinguiu-se também em diversas outras artes, como desenho, pintura, cerâmica, escultura e criação de jóias. Seu primeiro contato com a flora brasileira deu-se na Alemanha, onde estudou pintura, nos anos de 1928 a 1929, mais precisamente no Jardim Botânico de Berlim.
Em 1949, Burle Marx comprou um sítio de 365.000 m², em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, onde organizou uma grande coleção de plantas. No ano de 1985, o artista doou esse sítio e todo o seu acervo à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. Roberto Burle Marx faleceu no dia 04 de junho de 1994, no Rio de Janeiro, aos 84 anos.

Nenhum comentário: