20 outubro 2009

Capital externo: separando o joio e o trigo

No Vermelho:
Dilma: taxação de capital externo não afeta investimento
. A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou nesta terça-feira (20), que a taxação de aplicações financeiras com uma alíquota de 2%, a partir de hoje, não vai afugentar investidores, pois "o governo não está taxando investimento externo direto". A Bovespa sofreu forte queda durante o dia e o dólar se valorizou, em consequência da medida.
. "O governo não está taxando investimento externo direto. Está taxando única e exclusivamente aplicação", disse Dilma, ao chegar para a reunião do Conselho de Administração da Petrobras, em Brasília. Questionada se a medida geraria o efeito desejado, de impedir uma queda maior do dólar frente ao real, a ministra se limitou a dizer que este é "um dos mecanismos".
. A decisão do governo de taxar as aplicações financeiras em renda fixa, e no mercado acionário, com uma alíquota de 2% já foi publicada no Diário Oficial da União. O decreto presidencial 6306 taxa operações realizadas por investidor estrangeiro, para aplicação no mercado financeiro e de capitais.
. Leia a matéria na íntegra http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=117838&id_secao=2

Nenhum comentário: