07 outubro 2009

PCdoB reage a impropério do senador Jarbas

No blog Acerto de Contas:
. Um político “autoritário, frustrado e destemperado”. Essas foram as características atribuídas ontem ao senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) por deputados do PCdoB e de legendas aliadas em resposta à declaração do peemedebista, proferida semana passada, sobre a necessidade da implementação da cláusula de barreira no regime político brasileiro. “Muita gente diz que, com a cláusula de barreira, vão acabar os partidos pequenos, vai acabar o PCdoB… Que mal há em se acabar o PCdoB? Nenhum”, disse o ex-governador, ao insistir na necessidade de uma reforma política, em palestra promovida pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg).
. “Não causa nenhum espanto a declaração. Quem ataca o PCdoB é aquele que não admite os partidos que sempre defenderam projetos coletivos”, atacou o deputado estadual Luciano Moura (PCdoB). Acompanhado de um grupo de cerca de 30 militantes que aplaudiram os discursos e levantaram faixa com a frase “Jarbas, o PCdoB merece respeito”, Luciano Moura disse ainda que deseja ver o senador “derrotado em 2010”.
. O deputado Nelson Pereira (PCdoB) também criticou Jarbas. “Creio que o senador esteja muito frustrado com os seus últimos resultados eleitorais, por destemperos desse mesmo nível ou até mais baixos que tem cometido”, afirmou. Considerado um dos petistas mais próximos do ex-governador, André Campos também discursou em defesa da legenda comunista. “O senador foi, no mínimo, infeliz”, resumiu.
. Atuaram na defesa de Jarbas o líder da oposição, Augusto Coutinho (DEM), e a deputada Terezinha Nunes (PSDB). “Existe uma má interpretação. Convivi com Jarbas e sei do respeito que ele sempre teve em relação ao PCdoB. Ele fez uma avaliação política sobre a questão da cláusula de barreira. Em relação ao partido, não há discriminação”, argumentou. Para Terezinha, Jarbas apenas defendeu a implantação da cláusula de barreira e inclusive citou outros partidos como o Partido Verde alemão. “Ele jamais iria simplesmente agredir o PCdoB.”
. Aliados do peemedebista, Coutinho e Terezinha ressaltaram também a luta de Jarbas pela atuação dos comunistas na ditadura militar e a participação do ex-vereador Paulo Dantas (PCdoB) na primeira gestão de Jarbas na Prefeitura do Recife. O senador preferiu não responder as críticas.

Nenhum comentário: