27 junho 2010

Conexões lógicas na vida e na natureza

Na Ciência Hoje Online, por Larissa Rangel:
Mundo em sincronia
Das sinapses dos neurônios aos aplausos ritmados de uma plateia, quase tudo na vida funciona em rede. Um modelo matemático procurou mostrar o que está por trás do bom funcionamento das redes, e viu que a sincronia pode ser mais provável quando elas são menos complexas.
. Uma plateia aplaude no mesmo ritmo, vagalumes piscam juntos, neurônios disparam em sincronia. Esses são exemplos de como muitos dos sistemas do planeta funcionam em rede, sincronizados. Você mesmo tem uma relação interativa com seus amigos através de uma rede social. E não seria possível pensar em ligar um computador se os pontos de geração de energia elétrica não estivessem sincronizados. E quanto mais conectadas forem essas redes, melhor, não? Não necessariamente.
. Um menor número de interações pode melhorar a sincronia e o funcionamento da rede como um todoNas diferentes redes que conectam o mundo, menos pode ser mais. Essa foi uma das conclusões do físico brasileiro Adilson Motter, da Universidade Northwestern, e do matemático Takashi Nishikawa, da Universidade Clarkson, ambas nos Estados Unidos, em artigo publicado no periódico PNAS no início deste mês.
. Os pesquisadores estudaram diferentes redes e concluíram que um menor número de interações, ao contrário do que se pensava, pode melhorar a sincronia e o funcionamento da rede como um todo. As conclusões podem ser importantes para evitar problemas em diversos sistemas – de apagões elétricos a defeitos genéticos.
. Leia o texto naíntegra http://migre.me/SA5z

Nenhum comentário: