23 março 2011

Meu artigo semanal no Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

Armando, João Paulo e a unidade da Frente Popular
Luciano Siqueira


Os dedos das mãos não são iguais. Quem já não ouviu esse adágio popular ao longo da vida? Sabedoria pura, fio da meada do respeito à diversidade de opiniões e da tolerância; pressuposto da busca sincera da unidade. Pelo menos é assim que entendo – sobretudo no sempre surpreendente e muitas vezes complexo mundo da política.

Por isso é preciso muita tranquilidade diante de manifestações díspares quanto ao caminho a ser percorrido para atingir determinado objetivo. Por exemplo: não conheço, na Frente Popular (que empalma grandes responsabilidades diante do ciclo de crescimento que Pernambuco experimenta, prenhe de possibilidades e de desafios) nenhuma corrente política interessada em dividir ou dispersar essa coalizão vitoriosa. Há, sim – e é natural, compreensível e benéfico – especulações acerca dos caminhos a serem trilhados para que novas vitórias eleitorais possam consolidar os avanços econômicos e sociais alcançados.

Como teremos pela frente os pleitos de 2012 e de 2014, que darão ensejo ao embate de forças em torno dos rumos que o estado segue, em sintonia com as transformações em curso no país, também é natural que aqui e acolá se cogitem flexões quanto à equação a ser construída para manter e ampliar posições importantes (nas eleições municipais) e operar com êxito a futura sucessão de Eduardo Campos. Cogitar é um direito de cada um e não faz mal a ninguém.

Importa que não se dê à mosca a dimensão de um elefante. Melhor dizendo: não faz sentido explorar os fatos (ou as especulações) como se um tsunami estivesse por vir com grandes e irreparáveis fissuras na ampla coalizão partidária governista. Em nada ajuda tornar a versão (ao sabor da vontade de cada um) mais importante que o fato. A verdade dos fatos é que interessa.

Destaques no noticiário dos últimos dias, o senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado João Paulo (PT) são inequivocamente dois líderes proeminentes da Frente Popular, plenamente conscientes dos papéis que cumprem e devem continuar a cumprir – incluindo a contribuição de ambos para o fortalecimento da Frente Popular via manutenção de sua unidade. Este é o fato. E deste fato só pode resultar benefícios na construção dos projetos eleitorais de 2012 e 2014.

Nenhum comentário: