23 janeiro 2013

Pressão necessária

A voz dos que vivem do trabalho
Luciano Siqueira

Publicado no Blog de Jamildo (Jornal do Commercio Online)

Economia aquecida significa mais oportunidades de trabalho e aumento da massa salarial. Sim ou não? Depende.

Que o incremento das atividades econômicas representa a possibilidade de expansão do emprego é verdade. Sobretudo numa economia em boa parte apoiada em atividades extensivas como a brasileira. E, de fato, nos dias que correm, mesmo com a queda de crescimento do PIB em 2012, o mercado de trabalho vive uma situação considerada tecnicamente de pleno emprego, com a carência de postos de trabalho variando em torno de 5%. Isto em comparação com os países da Europa, atolados em crise estrutural profunda, é uma vantagem considerável.

Porém quando assim acontece, não significa que a massa salarial cresça na mesma proporção. No meio do caminho tem a avidez do capital por mais valia, atenuada ou não pela capacidade reivindicatória dos trabalhadores. O que acontece hoje em Suape, aqui em terras pernambucanas, é exemplo emblemático. Vira e mexe explodem revoltas motivadas justamente pela má remuneração e condições de trabalho aviltantes.

Suponhamos que, numa expectativa otimista, as metas de crescimento do governo venham a ser alcançadas neste ano que se inicia. Os trabalhadores podem melhorar suas condições de existência, ou não - a depender da capacidade de suas entidades representativas organizarem a pressão reivindicatória.

Nesse sentido há uma boa notícia. Hoje, quarta 23, em São Paulo, representantes de cinco centrais sindicais fazem reunião destinada a fixar a agenda de mobilizações da classe trabalhadora para 2013. Presentes a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), CUT, FS, UGT e NCST.

Sinal de que farão a sua parte através de iniciativas unitárias. Discute-se, inclusive, a realização de uma grande marcha a Brasília, no dia 6 de maio, quando levarão ao Palácio do Planalto documento com as principais reivindicações dos trabalhadores.

Claro que interessa ao mundo do trabalho um crescimento do PIB em torno de 4,5%, como propugna a presidenta Dilma. Daí apoiar em a política de juros gradativamente reduzidos e o estímulo à produção e ao consumo. Mas os trabalhadores também desejam que os frutos do aumento da riqueza cheguem aos seus lares. A reposição de níveis salariais compatíveis com a inflação e a garantia de que isenções fiscais temporárias a segmentos industriais impliquem contrapartida na manutenção e na ampliação da mão de obra contratada, por exemplo, são pleitos mais do que justos, além de oportunos.

A voz dos que vivem do trabalho precisa ganhar as ruas e ecoar em toda a Nação. Para que o progresso econômico seja socialmente válido.

Nenhum comentário: