06 janeiro 2013

Nelson e o teatro brasileiro

Ciência Hoje Online:
Nelson Rodrigues: um trágico no imaginário nacional
Motivado pelas comemorações do centenário de nascimento de Nelson Rodrigues no ano passado, o 'sobreCultura' conversou com a atriz e pesquisadora Angela Leite Lopes, especialista na obra do dramaturgo. O foco da conversa? Suas obras teatrais.
. Ao se comemorar ano passado o centenário de nascimento de Nelson Rodrigues, destacou-se o seu talento múltiplo – como jornalista, escritor e autor de teatro. É este último, porém, que se tornou um clássico indiscutível da cultura brasileira: o dramaturgo cujas peças estão permanentemente em cartaz, além de adaptadas para o cinema e a televisão.
. Para falar da obra dramática de Nelson Rodrigues, o sobreCultura entrevistou a atriz e pesquisadora Angela Leite Lopes, autora de Nelson Rodrigues, trágico então moderno (Nova Fronteira, 2007) e tradutora para o francês das peças Doroteia, Senhora dos afogados, Valsa no 6, A serpente, Toda nudez será castigada e Beijo no asfalto.
. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Angela Leite Lopes fala do caráter trágico do autor e da sua atualidade. De como o autor tem sido objeto de leituras as mais diversas, na universidade e nos palcos de todo o país.
. Leia a matéria na íntegra http://migre.me/cGIBV

Nenhum comentário: