22 novembro 2013

Contra os maus agouros de quem torce contra

Emprego em outubro, marca positiva na economia
Luciano Siqueira

Apesar dos maus agouros de quem torce contra, o Brasil criou 94,9 mil vagas de emprego em outubro. Pois há os que analisam o evolver da economia com olhares preocupados em superar obstáculos e seguir adiante no ciclo de crescimento com inclusão social. E há os que buscam a todo instante sinais de débâcle porque torcem contra, na expectativa de que se crie um ambiente favorável às oposições em 2014. Estes devem estar frustrados diante da expansão dos postos de trabalho nos mês passado.

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), outubro se encerrou com um saldo líquido de criação de 94.893 empregos formais. Uma marca superior à do mesmo período do ano passado, quando foi apurada criação líquida de 66.988 postos de trabalho. No mês, o total de admissões atingiu 1.841.106 e o de dispensas alcançou 1.746.213.

Num ambiente de ameaças externas, advindas da crise global, e ainda às voltas com grandes obstáculos macroeconômicos – mormente o câmbio flexível, metas inflacionários elevadas e retomada da elevação dos juros -, o panorama do emprego se mostra extremamente positivo.

Isto significa reforço de um traço marcante da evolução do País na última década, quando nada menos que quarenta milhões de brasileiros e brasileiras se inseriram no mercado de trabalho e no mercado de consumo. Diferentemente do passado neoliberal recente, quando de Collor a FHC o Brasil perdeu doze milhões de empregos formais. De Lula a Dilma, vinte milhões de empregos com carteira assinada foram gerados.

Assim, os dados do Caged merecem ser comemorados. No acumulado do ano, registra-se geração líquida 1.464.457 empregos celetistas. Nos últimos 12 meses, foram criadas 1.036.889 vagas com carteira assinada, na leitura com ajuste - que inclui as informações repassadas pelas empresas fora do prazo. Com um dado relevante: a indústria de transformação apresentou os melhores resultados de geração de emprego no período, comparecendo com 33.474 vagas, correspondente a 91% mais em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram abertos 17.520 postos.

E se no comércio a oferta de empregos se mostrou limitada, de 5,2% em comparação com outubro de 2012 (exatos 52.178 postos de trabalho), é de se esperar que em novembro e dezembro, com o aquecimento do movimento de fim de ano, essa expansão sofra importante impulso.

Bom sinal. E um desafio aos que levam em conta o desempenho da economia como variável importante na formação do cenário eleitoral de 2014.

Nenhum comentário: