07 junho 2014

Agenda atualizada

Marcelino Granja aponta desafios e soluções para o desenvolvimento regional


Desconcentração, descentralização e distribuição de renda. Essas são as palavras chaves para o desenvolvimento regional, de acordo com o ex-secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, Marcelino Granja.

Em palestra na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), na noite de quarta-feira (4), Marcelino apontou os principais desafios e as possíveis soluções para que o país atinja um patamar de desenvolvimento como um todo, em todas as regiões.

Ele iniciou a palestra fazendo um breve histórico do desenvolvimento nacional, expondo os períodos de forte e baixo crescimento do Brasil. De acordo com ele, as desigualdades são muitos fortes até hoje, principalmente as intrarregionais. Para tentar solucionar o problema, o pré-candidato expôs uma série de ações, quem já vêm sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado e outras que precisariam de mais atenção por parte do Poder Público.

Segundo Marcelino, já saíram do papel o Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe), o projeto Conexão Cidadã, a ampliação dos Parques Tecnológicos, a aceleradora de empresas através do Itep e a expansão da UPE e Facepe. Todas as iniciativas, na área de ciência e tecnologia, vêm contribuindo para a interiorização do desenvolvimento regional.

Ele afirmou ainda que a questão energética e ambiental é um grande entrave a esse desenvolvimento. Após a exposição, os participantes fizeram questionamentos e discutiram ideias e opiniões sobre o tema.

No site www.pcdobrecife.com.br, com informações de Monyk Arcanjo/Ascom Facape

Nenhum comentário: