31 agosto 2016

Conjuntura adversa

Onda regressiva
Luciano Siqueira, no Blog de Jamildo/portal ne10

Hoje o Senado deverá confirmar o afastamento definitivo da presidenta Dilma. Carecendo de comprovação a acusação injusta de crime de responsabilidade, terá se consumado a prática do parlamentarismo em plena vigência do presidencialismo.
Na verdade, o exaustivo debate desses dias comprovou o caráter eminentemente político do impeachment – ou seja, a determinação de uma maioria eventual de interromper o mandato constitucionalmente estabelecido pela força de mais de 54 milhões de eleitores.
Pratica-se o “voto de desconfiança” próprio do parlamentarismo, que traduz a vontade de uma maioria parlamentar oposicionista que decide pelo afastamento do primeiro-ministro.
Mais do que isso, se decide a quebra de braço entre dois projetos distintos de nação: o derrotado nas urnas, que agora ressuscita versus o vitorioso nas urnas, que se vê irremediavelmente atropelado.
O que ocorre no Brasil não está dissociado do que predomina mundo afora – a onda regressiva que se afirma nas falsas soluções à crise global e na retomada do figurino neoliberal em toda a linha.
Luís Nassif, no Jornal GGN, resume os componentes dessa onda regressiva:
“1. A desconfiança em relação à política. 2. A tentativa de substituir o Executivo pelo Banco Central e o voto popular pelas corporações do Estado. 3. Os interesses empresariais na política, através do financiamento de campanha. 5. A xenofobia, como reação às políticas de inclusão e às ondas migratórias. 6. A partir de 2008, todos esses processos agravados pela crise mundial com o fim do sonho neoliberal e pelas tentativas de desmontar Estados de bem-estar social.
É um movimento que ressuscita a ultradireita norte-americana, os partidos de direita radical nos principais países da Europa, açula o terrorismo religioso e o terrorismo de Estado, ameaça as liberdades civis e as próprias conquistas da civilização.”
Nesse sentido, na América do Sul, essa onda vem em contraposição a conquistas recentes que, como no Brasil, Argentina, Bolívia, Venezuela, Uruguai e Equador, provaram ser possível, a despeito dos impasses do sistema imperante no mundo, promover o crescimento econômico com inclusão social.
Antes da passagem do século, o dirigente comunista João Amazonas, perguntado sobre como seria o século XXI, arriscou dizer que seria “um século de luzes e sombras”. Nas duas ou três primeiras décadas, predominariam as sombras; e adiante, como resposta inevitável à extrema concentração da produção, da renda e da riqueza e à regressão civilizatória, novo ciclo de tansformações políticas e sociais de envergadura se darão.
No Brasil, o desafio imediato será atualizar a agenda progressista e organizar a resistência. Para uma contraofensiva adiante.

Leia mais sobre temas da atualidade:http://migre.me/kMGFD

Nenhum comentário: