24 março 2019

Uma crônica para descontrair


Enfim os marcianos?
Luciano Siqueira

Há uma espécie de sincronia entre as notícias que de vez em quando vejo acerca de recentes descobertas dos astrônomos que estudam nossa galáxia e as aventuras de Flash Gordon, em revista em quadrinhos, que lia na minha infância.

A diferença é que as revistas eu colecionava e não perdia uma aventura. Já as pesquisas científicas atuais sobre o Universo, me interessam, mas apenas o suficiente para fixar o que me parece essencial. Só.

O essencial, no caso, não é bem o exato conteúdo da descoberta; é apenas a sensação, que se reforça em meu espírito, de que somos mesmo uma minúscula partícula desse infinito mundo ainda pouco conhecido.

Nossa amada Terra não passa disso, por mais que nos encante a vida com todo o seu cortejo de emoções, ideias e acontecimentos.

Outro dia anotei que astrônomos descobriram um sistema com sete planetas semelhantes ao nosso, situados na órbita de estrela Trappist-1, na constelação de Aquário, localizada a 40 anos-luz da Terra.
A estrela-anã tem apenas um décimo da massa do nosso Sol.
Todos com água líquida potencial para a existência de seres vivos – garante o astrofísico Michaël Gillon, um dos autores do estudo, publicado na revista Nature. 
Mais algumas descobertas dessa natureza, quem sabe possamos enfim encontrar os tão aguardados marcianos – mesmo que não habitem Marte.
Aí a ficção cientifica cada vez mais sofisticada no cinema venha a se fazer real. Com todas as implicações estratégicas, culturais e filosóficas.
No Brasil dos nossos dias, quando se pretende ensinar nas escolas o criacionismo, é de imaginar o impacto sobre as convicções e as atitudes dos arautos do obscurantismo.
Para o novo titular do Itamaraty, por exemplo - que sustenta a “tese” de que a globalização como a temos hoje e os impactos das mudanças climáticas sobre a vida dos povos não passam de invencionice ideológica marxista – certamente esses sete planetas devem ser algum artifício cubano para colocar em risco a Civilização Ocidental Cristã!
Mas aí já serão outros quinhentos.
Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2JnO8I7   
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Nenhum comentário: