14 junho 2019

Jogo perigoso


Quem garante que foram hackers?
Luciano Siqueira

Os dois principais vilões dessa história, o ex- juiz Sérgio Moro e o procurador da Deltan Dellagnol, concentram a sua defesa na afirmação de que os diálogos impróprios e ilegais entre eles durante o processo da Lava Jato, sobretudo mirando ex-presidente Lula, foram flagrados por hackers — e isto seria uma ilegalidade.

Assim reagem nitidamente interessados em desviar a atenção da opinião pública do conteúdo dos diálogos para essa questão, ligamos, neste caso periférica.

Porém uma hipótese plausível é de que as revelações não tenham sido feitos exatamente por hakers, mas por gente que tem acesso aos dois vilões ou, por procedimentos profissionais, compartilham informações e eventuais diálogos pelo aplicativo.

Correta tem sido a ênfase nas implicações das ditas revelações, que confirmam a natureza fraudulenta e politicamente direcionada do trabalho realizado pela força-tarefa da operação Lava Jato em conluio com o então juiz Sérgio Moro.

O que confirma a natureza eminentemente política da condenação, prisão e afastamento do ex-presidente Lula das eleições de outubro passado.

Entretanto, é preciso especular sobre esse outro aspecto das revelações, que talvez venha à tona, a se confirmar a continuidade das reportagens do site Intercept Brasil.

Em outras palavras, como o escândalo se insere na luta política em curso.

A hipótese menos provável, pelo menos por enquanto, aponta para alguma ação surpreendente da oposição.

Ou de um repórter com extraordinária capacidade de investigação.

O que pode estar acontecendo é que essas revelações estejam inseridas no jogo de forças no próprio campo governista e se assim se confirmar, estaremos diante de uma guerra de “a gente grande“.

Com que objetivos?

Aguardemos os novos passos do site Intercept Brasil.

Acesse o canal ‘Luciano Siqueira opina’, no YouTube https://bit.ly/2QHuOWq
Leia mais sobre temas da atualidade: https://bit.ly/2Jl5xwF

Um comentário:

Audicea Rodrigues disse...

No país das " convicções" estou convicta de que atribuir o vazamento aos hackeres é cortina de fumaça para desviar a atenção do verdadeiro cerne das denúncias. A própria PF nega invasão do Telegram do celular de Moro. Esse vazamento vem de dentro do MPF. Penso