28 julho 2021

Em tempo real

Que público?

Luciano Siqueira

 

O comentário eu o faço porque quase duas dezenas de amigos e amigas recentemente indagaram: "a que público você se dirige?

Perguntam porque me seguem nas redes, no YouTube e no meu blog.

De todos, apenas um amigo e uma amiga são profissionais da área, dedicam-se — dizem — a analisar o desempenho de "figuras públicas" nas redes sociais.

Respondo que, antes de tudo, mantenho o canal e o blog como um meio de me aproximar das pessoas e compartilhar opiniões políticas.

Pela mesma razão frequento o Facebook www.facebook.com/lucianosiqueira65

, o Twitter www.twitter.com/lucianoPCdoB e o Instagram www.instagram.com/lucianosiqueira65 , via textos curtos e imagens.

Em todos esses ambientes digitais procuro demonstrar à militância do meu partido, o PCdoB, que é plenamente possível um desempenho minimamente razoável nas mídias digitais mesmo sem dispor de recursos técnicos nem equipes de apoio. Tudo que o faço nas redes é absolutamente artesanal. Faço pessoalmente todas as postagens, escrevo e ilustro.

Apenas no YouTube, o canal "Luciano Siqueira opina" www.youtube.com/lucianosiqueira65 se apoia na colaboração indispensável do companheiro Sennor Ramos, editor.

As postagens vão sendo feitas na medida em que trabalho e estudo no correr do dia e, às vezes, ao final da noite. Aproveito breves intervalos.

— Tudo bem, porém não está claro a que público você se dirige, há de perguntar quem segue lendo essas mal traçadas linhas.

Dirijo-me a um público difuso, em boa parte formado por militantes e ativistas da luta política e social, mas sobretudo a uma larga a parcela da população que tanto pode se interessar por temas como política, economia e questões urbanas, como igualmente por literatura e poesia, artes plásticas, fotografia, futebol e cultura de modo geral.

Meu blog www.lucianosiqueira.blogspot.com em junho passado completou 15 anos de postagens diárias ininterruptas, seguindo assim uma pauta diversificada.

Não tenho assim tantos seguidores/leitores/espectadores, mas conto com um público razoável de alguns milhares que, na linguagem própria dos meios digitais, se situa "fora da bolha". E com ótimo nível de “engajamento”, como se diz.

Poucos devem ser os quadros dirigentes e líderes políticos que me seguem. Predominam largamente pessoas "comuns", entre militantes e não militantes.

Aí reside meu melhor resultado até agora e a certeza de que, em boa medida, traduzo no YouTube, no blog e nas redes, tanto quanto no diálogo cotidiano via WhatsApp, as minhas relações pessoais e sociais como de fato são: simples, fraternais, amplas.

Nada substitui o encontro pessoal e a conversa olhos nos olhos, porém se podemos alargar nossa convivência por meios digitais que o façamos com atenção e afeto.

Em tempo real.

Veja: Como a gente se encontra nas redes https://bit.ly/3mLkOvf

Nenhum comentário: