23 julho 2021

Atabalhoado e pedindo arrego

Tudo faz sentido

Luciano Siqueira

 

Banho de mar sob chuva torrencial e de brincos faz sentido. Acabei de saber disso numa conversa fortuita em família...

Ora, por que não faria sentido o roteiro atabalhoado de Jair Messias Bolsonaro no exercício da presidência da República?

O comportamento errático do presidente, que ora morde e ora assopra em atribulada relação com o judiciário e com o parlamento, tem produzido verdadeiras pérolas para crônica política cotidiana.

Quando acossado pela pressão oposicionista ou pelos embaraços intramuros que ele próprio cria em sua insensatez crônica, o mandatário age de maneira aparentemente contraditória, embora tudo faça sentido.

Ninguém mais do que o próprio Bolsonaro, nos últimos dois anos e meio, atentou contra a Constituição e a normalidade democrática; e ao mesmo tempo se arvorou guardião da democracia.

Nenhum presidente praticou tantas escaramuças no relacionamento com o Senado e a Câmara. De quebra, ataques direcionados a partidos aos quais já pertenceu – inclusive ao PSL pelo qual foi eleito —, em termos desabonadores e depreciativos. 

Agora, num lance de autodefesa diante das ameaças de impeachment, avança em sua relação com o chamado Centrão ao trazer para Ministério da coxia do presidente justamente um líder dessa parcela de legendas aglutinadas no parlamento.

Mais: até o reconhecimento público de que sempre pertenceu ao Centrão.

O bom filho, assim, retorna e é recebido de braços abertos.

Será?

Ninguém e nenhuma instituição estabelece relações duradouras e consistentes com o ex-capitão.

No caso da maioria parlamentar circunstancial vigente, bastará o presidente descer mais cinco ou seis lances de ladeira abaixo para que os atuais aliados lhe deem as costas e embarquem num projeto alternativo.

Poderia ser diferente?

Não, por dois motivos: aqui e mundo afora todo governo necessita praticar acordos e concessões para que alcance maioria parlamentar; e, no caso específico de Bolsonaro, esse rosário de contradições e incoerências é a própria marca do governante.

Acontece que no meio do caminho tem uma crise, que segue se agravando em todas as suas dimensões.

E tem também uma oposição que se amplia, social e politicamente, e tende a convergir para uma direção comum.

Só não se pode imaginar que Bolsonaro e o Centrão irão ao fundo do poço abraçados, pois parte dos seus aliados de agora pularão fora em momento oportuno.

.

Veja: Na luta política, todo apoio é bem-vindo https://youtu.be/v8gcgIN23b8

Nenhum comentário: