25 julho 2021

Crônica do domingo

Entre a paixão e a razão

Luciano Siqueira

 

Churrasco em família, alegria de um novo reencontro ainda sobre os cuidados preventivos contra o coronavírus.

Como acontece em todos os churrascos, futebol é um tema irrecusável.

Pedro e Rodrigo, lamentando o péssimo desempenho do Santa Cruz na série C do campeonato brasileiro, ostentam vistosas camisas tricolores em solidariedade ao clube. André, não uniformizado, mas igualmente apaixonado pelo santinha, completa o bullying sobre o rubro-negro Vitor.

Entro na conversa me reafirmando alvirrubro, porém antes de tudo anti-Sport. E justifico: insuportável é o estilo da torcida rubro-negra, agressivo e em geral desrespeitoso para com os adversários.

Porém faço uma ponderação: historicamente, o time de melhor desempenho em Pernambuco é o Sport.

Quase sou agredido pela maioria tricolor.

Juro que me afastei um pouco do grupo em posição defensiva, aguardando uma garrafada ou, quem sabe, no mínimo um osso de costela de porco arrematado contra o torcedor herege...

Mas os protestos são apenas verbais. E apaixonados, bem ao estilo de fanáticos torcedores.

As mulheres presentes, embora todas exibam suas preferências por um dos três principais clubes pernambucanos, optam por não opinar. Talvez imaginando que assim se mantêm superiores aos homens envoltos em irracional debate.

É o que acontece aqui e alhures. Se há um ambiente onde a racionalidade estatística não tem vez é o bate-boca entre torcedores.

Ao bom estilo do militante leninista, para quem é preciso lutar levando em conta a realidade concreta, lanço mão dos números.

Mas não adianta dizer que o Sport já conquistou 42 títulos, o Santa Cruz, 29 e o Náutico 23. E que bem atrás estão o América, hoje na segunda divisão, apenas 6 títulos e os extintos Torre, 3 títulos, Tramways, 2 títulos e Flamengo 1 título. O Salgueiro, hoje considerado a quarta força do nosso futebol, 1 título.

A turma em algazarra sequer toma conhecimento desses números. Pois no futebol é e será sempre assim: mais vale a paixão do que a razão.

.

Tema político, veja: Quem avisa que vai melar o jogo com tanta antecedência bom sujeito não é https://bit.ly/2TUCwlA

Nenhum comentário: