28 maio 2007

Planejamento familiar

Da Agência Brasil:
Governo lança política que torna vasectomia e anticoncepcionais mais acessíveis
. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou hoje (28), em São Paulo, a Política Nacional de Planejamento Familiar. Entre as medidas previstas na política está a inclusão da vasectomia na Política Nacional de Cirurgias Eletivas. Os anticoncepcionais passarão a ser vendidos com preços até 90% mais baixos em farmácias e drogarias credenciadas no Programa Farmácia Popular do Brasil. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a cartela de anticoncepcional, por exemplo, poderá custar entre R$ 0,30 e R$ 0,40.
. Para Lula, as novas medidas vão dar condições para que as famílias pobres também possam decidir quantos filhos querem ter e em que momento, assim como a classe média faz hoje. “Nós temos de fazer uma política para todos, mas proteger a parte mais pobre da população e é exatamente essa parte mais pobre da população que não recebe nem em dinheiro nem em educação aquilo que recebem setores médios da sociedade que por si só quando casam já planejam os filhos que querem ter ou quando querem ter.”
. Na avaliação do presidente, o programa de planejamento familiar é uma reparação a essas famílias e representa “um salto de qualidade no papel que o Estado brasileiro precisa cumprir”. "Esse desafio começa a sofrer esse reparo agora, quando colocamos à disposição da sociedade aquilo que é necessário para que as pessoas possam planejar e vamos levar para a televisão e para a escola o mínimo de informação que as pessoas precisam ter para evitar uma gravidez indesejada, uma gravidez fora de hora.”

Nenhum comentário: