20 março 2008

Plataforma de campanha

Coluna semanal no Vermelho www.vermelho.org.br
Plataforma: três eixos e um guarda-chuva
Luciano Siqueira

Se ficar no título, o leitor certamente entenderá nada. Que plataforma – de lançamento de foguetes? E que tem a ver com isso um guarda-chuva?

Calma, a gente explica. É o jeito de falar, ao estilo nordestino, lançando mão de imagens que ajudam as pessoas a compreenderem assuntos complexos.

Em geral dá certo, embora já tenha presenciado mal-entendidos engraçados. Como da vez em quem falava do modelo de desenvolvimento adotado pelo regime militar a uma platéia de estudantes em Belo Jardim, no Agreste pernambucano. Um aluno aparentemente atento parecia entender tudo, pois repetia sinais de concordância com um leve meneio de cabeça. A imagem a que recorrera era a de uma mesa de quatro pernas (dependência externa, arrocho salarial, preservação e reforço do monopólio da propriedade territorial rural e agronegócio para exportação; e a restrição das liberdades democráticas como tábua a fixá-las). Ao final da palestra, o aluno supostamente atento detonou a pergunta: “Uma mesa dessas só gente rica pode comprar. O senhor não acha isso uma grande injustiça?”

Tinha entendido nada, o farsante!

Voltando aos três eixos da plataforma e ao guarda-chuva. Plataforma, no caso, é a nossa proposta como candidato a prefeito do Recife – que está em elaboração. Os três eixos (que também chamo de três pilares) são: 1) a defesa do governo que fazemos e o compromisso de consolidar as grandes conquistas alcançadas nas duas gestões sob a liderança do prefeito João Paulo; 2) a nova agenda cidade, decorrente da necessidade de aprofundar e aprimorar essas conquistas e, sobretudo, de encarar novos problemas, oportunidades e desafios relacionados com o ciclo de crescimento econômico que ora se inicia em Pernambuco, puxado por grandes empreendimentos localizados principalmente no complexo portuário de Suape (com sérias repercussões sobre o Recife); e 3) a abordagem metropolitana (e solução consorciada) dos problemas estruturais que a cidade compartilha com as suas vizinhas que compõem a Região Metropolitana, sob uma visão urbanística moderna.

E o guarda-chuva? É constituído pelas idéias-força que amarrarão o conjunto das propostas setoriais: desenvolvimento econômico, emprego, meio-ambiente e cultura.

Deu pra entender? Se não, tenha paciência que voltarei ao assunto na medida em que nossas propostas forem tomando corpo.

Nenhum comentário: