05 março 2008

Sobre a pesquisa Plural

Ontem, afogado em compromissos, faltou-me tempo para comentar aqui a pesquisa do Instituto Plural, publicada na Folha de Pernambuco.

Como a Folha de hoje publica apenas uma frase do que respondi ao repórter (“O vice-prefeito e postulante Luciano Siqueira (PCdoB) considerou “surpreendente” o resultado, mas não questionou os dados. “O fato de o primeiro colocado (o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca/PSC) ter saído da segunda para a primeira posição e eu ter caído de uma média que oscilava entre 5% e 9% para 3% é uma inversão que surpreende. Não vi nenhum fato que justifique essas mudanças”, avaliou.), vale acrescentar outra observação.

Estamos a oito meses do pleito. Toda pesquisa ainda é prematura, embora possam fornecer indicações úteis aos contendores. Mas confundem. Os dois primeiros colocados, por exemplo, ao invés de soltar fogos devem estar muito preocupados em como administrar, futuramente, a inevitável queda em seus índices.

A eleição do recife é uma maratona, na qual nem sempre quem parte na frente chega em primeiro lugar. A história recente mostra justamente o contrário.

Nenhum comentário: