12 janeiro 2009

Sinal de alerta

. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje (12) que os primeiros meses do ano serão “preocupantes” para o Brasil por causa da crise financeira internacional – informa a Agência Brasil. Em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, Lula voltou a defender a manutenção dos investimentos como resposta aos efeitos negativos na economia brasileira.
. “Nós vamos ter um trimestre preocupante, mas o governo tomará todas as medidas necessárias para que essa crise afete menos o povo brasileiro. Nós precisamos garantir empregos, garantir salário e garantir renda. Esses são três componentes extraordinários para que a economia brasileira continue a crescer e o povo não seja vítima de uma crise que não foi causada pelo Brasil”, avaliou.
. Esta semana, o presidente tem reuniões com a área econômica do governo para discutir a crise.
. Lula reafirmou que o governo pretende manter todos os investimentos programados e estimular a iniciativa privada a adotar a mesma estratégia. “O grande problema dessa crise é o crédito. temos que motivar a iniciativa privada a continuar fazendo investimentos e precisamos trabalhar para que o crédito volte à normalidade”, apontou.
. O presidente afirmou ainda que o governo deve injetar recursos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para produzir investimentos em efeito cascata, além de medidas bancárias para facilitar o acesso de pequenas e médias empresas ao crédito. “Essa crise tem que ser encarada pelo povo brasileiro como uma oportunidade”, defendeu.

Nenhum comentário: