29 junho 2009

12º. Congresso do PCdoB em minha coluna semanal no Vermelho

“Meu reino por um bom debate”
Luciano Siqueira


Há momentos na vida em que tudo parece depender de um gesto ou de um meio de realizar algo. Aquilo é decisivo, sem o que a cadeia de acontecimentos é interrompida, a oportunidade vai pelo ralo. Como na dramática narrativa de Shakespeare, em que Ricardo III, vendo-se perdido na batalha de Bosworth, em 1485, exclama “Um cavalo, um cavalo, meu reino por um cavalo!” no afã fugir do tacão implacável do inimigo.

Os militantes do Partido Comunista do Brasil bem que poderiam proclamar agora, parodiando o indigitado monarca inglês, “meu reino por um bom debate!” Mas com um sentido inteiramente diverso: aqui se deseja discutir idéias que guardam em sua essência um extraordinário poder mobilizador de consciências e energias em prol da luta social transformadora. Nada a ver com fracasso; antes com a elucidação de problemas atuais e a projeção de ingentes vitórias futuras.

É que a direção nacional do PCdoB trouxe à luz um conjunto de textos relativos à situação atual no Brasil e no mundo e às linhas de construção partidária, a serem submetidos ao crivo da militância e dos amigos no transcurso do seu 12º. Congresso – que se inicia agora, com reuniões de base, evoluirá em etapas municipais e estaduais e terminará no início de novembro em plenária nacional.

Congresso no caso do PCdoB significa acima de tudo muito debate, dentro e fora do Partido; muitas novas filiações; ação política revigorada pela renovação das idéias.

Você quer compreender a crise global e seus efeitos sobre o Brasil? Quer discutir os caminhos da superação plena das políticas neoliberais e a formatação de um novo projeto nacional de desenvolvimento na perspectiva do socialismo? São questões nodais nos documentos do 12º. Congresso.

Mais: você é ainda daqueles que ainda imaginam que ser militante do PCdoB é se submeter a um cortejo de sacrifícios no interior de uma organização política fechada e infensa a novas contribuições? Pois saiba, discutindo o texto que trata da política de quadros, como e por que a militância, muito ao contrário, é uma fonte permanente de felicidade pessoal e o Partido uma escola de patriotismo, consciência socialista e solidariedade humana.

Daí, caro leitor, esse militante de mais de três décadas repete “meu reino por um bom debate” como expressão de um convite para que leia e discuta os textos do 12º. Congresso. Para seu esclarecimento e o fortalecimento de nossa luta comum. www.lucianosiqueira.com.br

2 comentários:

mariodopcdob,corintiano disse...

Camarada, você elucidou bem o assunto mais importante para o Brasil hoje.

mario castanho disse...

Camarada seu texto ficou muito bom.