15 junho 2009

Não chegarei a tempo da homenagem a Elza

. A Folha de Pernambuco também destaca o ato político de homenagem a Elza Monnerat. E me cita entre os dirigentes do PCdoB que deverão comparecer.
. Mas não chegarei a tempo no meu retorno de Belém, Pará, onde me encontro desde a sexta-feira e onde cumpri tarefa da Comissão Política Nacional do PCdoB - presente a um encontro de quadros e militantes destinado a examinar o desempoenho dos comnistas na frente institucional.
. Eis a matéria da Folha de Pernambuco: Ato relembra Elza Monnerat em Olinda - O plenário da Câmara de Vereadores de Olinda será “tomado” hoje por comunistas. É que o PCdoB reúne militantes e convidados para prestar homenagem à professora Elza Monnerat, uma ação promovida em conjunto com o grupo de mulheres do partido. O evento acontecerá às 19h.
. Falecida em 2004, aos 91 anos, Elza lutou junto com os “camaradas” para combater a dutadura militar. Filiada ao PCdoB desde 1964, teve que viver na clandestinidade, até ser presa.
Elza ajudou, inclusive, na organização da guerrilha do Araguaia. E foi além dessa organização, chegando a combater junto com outros comunistas. Na prisão, sofreu as mais cruéis torturas e sua liberdade só foi possível com a anistia, no governo do general João Figueiredo.
. Em junho de 1944, quando o mundo comemorava o desembarque dos aliados no Norte da França e o começo da derrota nazista, Elza lutava para evitar a aliança entre os ditadores Getúlio Vargas e alemão Adolf Hittler. Monnerat teve participação ativa na redemocratização do País, após a Segunda Guerra Mundial.
. As lideranças do PCdoB estarão presentes durante a homenagem. Confirmaram participação o prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, sua antecessora, Luciana Santos, os deputados estaduais Nelson Pereira e Luciano Moura, o vereador do Recife, Luciano Siqueira, entre outros.

Nenhum comentário: