29 janeiro 2011

Física e neurociência: uma parceria virtuosa

Ciência Hoje Online:
. Uso de recursos ópticos para observar ou desencadear processos biológicos em nível celular tem se mostrado um método promissor na análise e recuperação funcional de circuitos neuronais. Carlos Alberto dos Santos apresenta os avanços nessa área de pesquisa.
. Parece até provocação, mas é uma extraordinária coincidência que, na estreia do jovem e renomado neurocientista Stevens Kastrup Rehen aqui na CH On-line, um físico, neófito até a raiz do cabelo na área do prof. Rehen, cometa o desatino de falar sobre optogenética, um método que aplica recursos da física em estudos biológicos, em especial, os de neurociência.
. Optogenética é uma técnica de investigação da genética que usa recursos ópticos e que foi escolhida pelos editores da revista Nature Methods como o método do ano de 2010.
. Desde a época de Galileu Galilei (1564-1642), aumentar a capacidade visual na pesquisa científica – o que pode ser feito por meio de recursos ópticos – tem sido uma busca incessante por parte dos pesquisadores.
. Leia a matéria completa http://twixar.com/FOc6

Nenhum comentário: