02 janeiro 2011

Produção científica brasileira em destaque


Ciência Hoje Online:
Retrospectiva verde e amarela
A CH On-line celebra grandes feitos da ciência nacional em 2010. A partir desta segunda até o último dia do ano, iremos republicar matérias sobre estudos importantes, envolvendo pesquisadores brasileiros, de áreas diversificadas do conhecimento.
. A cada ano que passa fica mais difícil fazer um retrospectiva dos destaques da ciência ao longo de 12 meses. O volume da produção científica, a velocidade das descobertas e as iniciativas de divulgação desses avanços alcançaram um patamar tão alto que se tornou praticamente impossível acompanhar e, sobretudo, cobrir tudo de relevante que acontece nas diversas áreas do conhecimento.
. As pesquisas publicadas em periódicos internacionais de grande prestígio – Science, Nature, PNAS, entre outros – acabam ganhando mais destaque. Primeiro porque esse prestígio, fruto de intenso e longo trabalho, significa que ali são publicados estudos sérios, revisados por pesquisadores com reconhecida expertise na respectiva área. Ou seja, tudo indica que só sai ali o que é de fato relevante e correto cientificamente.
. A seleção da Science não foi a única a apontar esses e outros estudos publicados este ano em periódicos internacionais de prestígio – de grande relevância, claro. Para não cair na repetição, a CH On-line decidiu fazer uma retrospectiva com recorte diferente, celebrando alguns grandes feitos da ciência nacional.
. Selecionamos estudos importantes, envolvendo pesquisadores brasileiros, de áreas diversificadas da ciência, a que demos cobertura ao longo de 2010. Vale dizer que alguns, inclusive, foram publicados em periódicos internacionais de prestígio.
. Veja a matéria na íntegra http://twixar.com/jGc9Vc 

Nenhum comentário: