13 abril 2014

Jornada de lutas

Dilma manifesta apoio às pautas da Jornada de Lutas da Juventude
Em meio a grande mobilização da Jornada Nacional de Lutas da Juventude, a presidenta Dilma Rousseff recebeu na manhã de quinta-feira (10), em Brasília (foto), os movimentos juvenis que constroem, desde o início de março, atos e passeatas pelas cidades centrais de diversos estados do país.  
Na oportunidade, os temas que tem dado unidade ao calendário de atividades foram apresentados pelos líderes de juventude, muitos deles recebidos e apoiados pela presidenta. Entre os principais encaminhamentos da reunião oficial que respondeu à maciça luta que tem levado a juventude às ruas por mais investimento em educação, Dilma se comprometeu a priorizar a reformulação do ensino em médio prazo, por meio dos recursos que a pasta tem recebido.
Bárbara Melo, presidenta da UBES, também esteve na reunião e evidencia a abertura de diálogo como um dos importantes objetivos da jornada. “É muito importante a Presidência da República ter ouvido as nossas manifestações, esclarece que estamos construindo encaminhamentos para as nossas pautas e que elas não irão parar por aqui”.
Contra a criminalização
Sobre os demais eixos que levou milhares de jovens às ruas com seus cartazes e palavras de ordem buscando mobilizar a opinião pública, as organizações de juventude presentes também levaram à mesa da presidência as pautas do manifesto da Jornada 2014. Entre os pontos apresentados, representantes do movimento destacaram o enfrentamento pelo fim do extermínio da juventude negra das periferias e a desmilitarização da polícia militar.
Nessa perspectiva, Dilma se posicionou contra a violência de estado e a criminalização da juventude. Entre suas explanações, declarou-se contra medidas como a redução da maioridade penal, a prática do racismo e o preconceito instituído nos autos de resistência. A chefe de estado também enfatizou a necessidade de construção de apoio popular para uma ampla reforma política.
Segundo Bárbara o encontro foi positivo para as mobilizações que continuam por todo o país. “A Presidenta teve um posicionamento muito importante de ratificar que o governo federal não vai encaminhar medidas repressivas para os manifestantes, ela reconheceu que há demasiada violência por parte do estado, e mais ainda, reconheceu o papel das ruas na aprovação de uma reforma política, democrática e soberana”, finalizou.
Quem faz a Jornada de Lutas
Fazem parte da Jornada Nacional de Lutas da Juventude entidades estudantis, as juventudes do movimento social, dos trabalhadores (as), da cidade, do campo, as feministas, os negros e negras, as juventudes partidárias, religiosas, lgbt, dos coletivos de cultura e das periferias. Assinam o manifesto da Jornada as seguintes organizações:
ABGLT, ANPG; APEOESP; Associação Cultural B; Centro de Estudos Barão de Itararé; CONAM, CONEM, Consulta Popular; ECOSURFI; Enegrecer; FEAB; Federação Paulista de Skate; Fora do Eixo; Juventude da CTB; Juventude da CUT; Juventude do PSB; Juventude do PT; Juventude Pátria Livre; Juntos; Levante Popular da Juventude; Marcha Mundial das Mulheres; MST; Nação Hip Hop Brasil; Pastoral da Juventude, PJMP, PCR; REJU; REJUMA; UBES; UBM, UJS; UNE; UPES.

Fonte: UBES

Nenhum comentário: