09 agosto 2006

Heloisa e Alckmin disputam mesmo eleitorado

Charge de Sinfrônio publicada no Diário do Nordeste

Analistas também discutem confronto entre Alckmnin versus Heloisa Helena, na Folha de São Paulo de hoje.

Se o quadro se mantiver estável, os analistas acreditam que a eleição se encaminha para uma vitória de Lula no primeiro turno. "Isso vai depender da estratégia dos programas de TV. Se a estratégia for a mesma usada até agora, Lula já pode encomendar o terno para a posse", diz Lessa.

Reis também diz que a esperança do tucano é o horário eleitoral gratuito, mas ressalva. "Não há razão para presumir que o horário eleitoral vá alterar o cenário."

Fernando Abrucio, da Fundação Getúlio Vargas, afirma que Alckmin só terá chances de vencer a eleição se fizer um horário eleitoral "brilhante", atraindo os eleitores que historicamente votam contra Lula e o PT. Porém, ressalva Abrucio, o tucano terá um obstáculo não-previsto: Heloísa Helena.

Abrucio diz que a candidata do PSOL não vem crescendo com base no eleitorado lulista, mas naqueles que Alckmin imaginou que seriam seus -escolarizados e de classe média.

"O Alckmin não tem estratégia clara para chegar ao segundo turno. Não sabe se bate no Lula ou se terá de bater na Heloísa Helena", afirma.

Para Leôncio, mais que do horário eleitoral, o tucano precisará dos debates na TV - nos quais Lula até agora não confirmou presença. "O debate pode ser a salvação do Alckmin, talvez a única. Mas ele tem que ter um desempenho avassalador para ter alguma chance."

Nenhum comentário: