09 agosto 2006

Para especialistas, discurso de Alckmin explicaria queda

Análise na Folha de São Paulo de hoje:

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, errou na estratégia de campanha ao se concentrar nos ataques a Luiz Inácio Lula da Silva e não em propostas de governo. Essa é a opinião de cientistas políticos ouvidos pela Folha após pesquisa Datafolha que mostrou queda de quatro pontos do tucano - de 28% para 24%.

Para Renato Lessa, do Iuperj (Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), Alckmin enfrenta os efeitos negativos de se tornar mais conhecido da população. "A rejeição a ele aumenta um pouco mais, porque ele aparece como uma oposição muito vaga, muito denuncista", diz.

Para Lessa, Alckmin erra por fazer uma campanha "totalmente pautada" no presidente. "Mais do que fazer uma campanha a presidente, ele está fazendo uma campanha de oposição a Lula."

Leôncio Martins Rodrigues, professor aposentado da Unicamp, diz que falta a Alckmin fazer uma ponte no discurso entre a questão ética e as demandas da população mais pobre. "Ele quer se firmar como um candidato sério, administrativamente honesto, mas tem que estabelecer uma ponte com as demandas sociais. Competência, seriedade e honestidade favorecem os pobres, e ele tem que mostrar isso. Se ele não conseguir fazer isso, não conseguirá bater o Lula."

Nenhum comentário: