Texto de Guido Bianchi*
Com o início do 2º turno da eleição para governador de Pernambuco começamos a assistir, no guia eleitoral do candidato da direita – Mendonça Filho, a utilização de elementos e formas da linguagem publicitária dos candidatos da esquerda, seja da eleição de agora, de 2002 e de 2004 ou de suas gestões públicas. Numa demonstração total de falta de criatividade, os profissionais da propaganda conservadora, provavelmente contaminados pela convivência diária com seus candidatos reacionários, procedem ao que se convencionou chamar pejorativamente no meio profissional de “chupada” a todas as iniciativas conscientes de plágio.
Senão vejamos: o Sr. Mendoncinha incorporou ao seu discurso de que agora se preocupa (sic) em “cuidar das pessoas” como vem afirmando o slogan da propaganda da Prefeitura do Recife há dois anos. Adotou como mote o lema “Agora é 25” igualzinho a campanha de Lula em 2004. Na vã tentativa de ludibriar os eleitores de Humberto no 1º turno e, com isso, confundir e conquistar esses votos lançou mão do mesmo locutor, da mesma tipologia e das mesmas cores da programação visual dele e, pasmem! do mesmo slogan: “Mendonça é 25 é melhor pra Pernambuco”. Já o Sr. Jarbas Vasconcelos declara onipresentemente que “o nosso lado... blá, blá, blá” apropriando-se dos ganchos de comunicação de Luciano Siqueira.
Insatisfeitos com tanta falta de originalidade ainda copiaram (como bem enfatiza o guia de Eduardo) uma seqüência de imagens de grupo de jovens que, juntos e alegres, mostram plaquetas com a marca e o número 25, tudo muitíssimo parecido com os programas da candidatura vitoriosa de Luciana Santos, para prefeita de Olinda em 2004, quando disputou e venceu “dando uma surra na direita”, promessa esta feita publicamente e que foi cumprida sem ter preciso “chupar” a campanha de ninguém.
* Publicitário, Secretário de Comunicação do Comitê Estadual do PCdoB em Pernambuco.
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